As 10 músicas da minha vida

Oi povo :D

Hoje tive a tosca vontade de vir aqui fazer um top 10 das músicas que vão lááá na alma. Tava pensando em fazer isso há algum tempo, mas faltou oportunidade/coragem. Aproveitando agora que não estou fazendo NADA, vamos lá:

Como cada uma tem sua devida importância, não dá pra colocá-las em ordem de preferência, então vou colocar em ordem alfabética, oks? Let's go, bitch!

The Gathering - Amity

Amity... Bom, The Gathering é uma das minhas bandas preferidas. Anneke tem um feeling INCRÍVEL, um timbre muito bonito e diferente e a banda em si tem uma musicalidade magnífica, bem diferente. Super recomendo. Essa faixa é do álbum if_then_else, que, pra quem não sabe, é um comando de uma linguagem virtual chamada PASCAL (informação desnecessária). No bridge que liga a primeira parte à segunda da música tem umas passagens de guitarra que eu acho DI-VI-NAS. Me dão uma sensação de carros em auto-estrada que é muito nostálgica. Além de tudo, a música é bem triste, o que, pra mim, já conta pontos \o/


Tristania - Deadlands

Essa música, na verdade, foi a primeira música em que eu pensei: É... ESSA música é a música da minha vida. A primeira vez em que eu escutei, foi quando eu fui na casa do Lauro pra ele gravar um CD pra mim com a discografia do Tristania, que foi, também, quando eu conheci a banda. Mas eu não tinha a ouvido imediatamente. Comecei a ouvir o álbum e parei em Destination Departure (quinta faixa). Na outra semana, assisti Brokeback Mountain, logo, fiquei super pra baixo (quem assistir esse filme e não ficar nem um pouquinho triste não é humano ok?). E foi aííí que eu decidi ouvir o resto do Illumination. E a primeira faixa que eu ouvi foi Deadlands.

Ahhh mas logo na introdução eu já me apaixonei pela música. Aquele conjunto de acordes no violão é simplesmente fantástico. E o fato da Vibeke cantar a faixa toda também muito me agradou. A letra é muito bonita e, além de tudo, combina com a história do filme. Como eu já estava numa vibe meio "emo", foi amor à primeira escutada. Até hoje essa música mexe comigo *-*


Theatre of Tragedy - Fade

Essa música foi uma das primeiras do Theatre of Tragedy que eu escutei. E, também, foi a primeira que eu gostei e já foi paixão à primeira ouvida. Me encantei com o piano da música. Devo admitir que o tecladista do ToT é realmente MUITO bom, muito mesmo. A Nell não é uma das minhas vocalistas preferidas, mas ela está com um feeling incrível nessa música! E o efeito que colocaram na voz dela caiu sob medida para a faixa. E olha que essa nem é baladinha, hein? Também acho a letra da música muito interessante, e, apesar de não fazer muito sentido, "and I fade like the dew before the sun" (e eu desapareço como o orvalho antes do sol) é um dos meus versos preferidos. De vez em quando eu coloco no status do Orkut xD Então, é essa aí.


Evanescence - Field of Innocence

Essa foi uma das primeiras músicas não-comerciais do Evanescence que eu escutei. Lembro que a primeira vez em que a ouvi eu estava lá na lan house em frente ao Minas xD E era num vídeo do Final Fantasy IX. Na época eu estava jogando. Achei a música porque estava procurando todas as músicas do Evanescence pra gravar num MP3. Naquele tempo eu também não tinha computador, então não dava nem pra saber direito quais eram todas as músicas e tal. Aí eu descobri essa e foi paixão à primeira ouvida. Essa música, pra mim, é perfeita em cada segundo. Tudo nela é perfeito, tudo, o clima, o instrumental, a afinação da Amy, o coro em latim, os versos na metade... tudo tudo tudo.


Marli - Flores de Ipirá

Marli... Marli é diva, né? Precisa nem comentar.

Geralmente o pessoal c0ostuma desvalorizar o trabalho dela, dizendo que ela não canta nada, que ela não sabe métrica, que desafina pra caralho e blá blá blá, mas as pessoas não entendem e/ou não sabem que por trás da Marli existe um GÊNIO chamado Witched. É ele quem compõe as letras e as melodias das músicas dela. E por trás de coisas aparentemente absurdas como Bertulina, por exemplo, existe uma grande história, um grande apelo social que só quem ouve sem pré-conceitos sabe identificar.

Flores de Ipirá é uma das coisas mais lindas que eu já ouvi na vida. A letra é muito nostálgica, a Marli não está de todo ruim nela, o piano... Ah, o piano. É simplesmente LINDO, muito mesmo, divino. É tão simples e tão profundo ao mesmo tempo... Essa música é de viajar, sério. Dá pra viver a saga da Marli escutando-a. Sintam vcs mesmos.


Within Temptation - Forgiven

A história de Forgiven é bem parecida com a de Deadlands. A ouvi no mesmo dia em que vi o filme e fiquei com ela na cabeça o tempo iiinteeeirinho. Queria decorá-la no mesmo dia. Uma das poucas diferenças, é que em Deadlands eu relembro perfeitamente o cenário do filme, já em Forgiven não. Imagino, sei lá, uma cidade vazia, tipo Paris, e a Sharon (vocal do WT) caminhando por ela com um vestido prateado... Coisa estranha, né? xD

A letra da música é um espetáculo a parte e é nota 10 pra quem compôs.


The Gathering - Jelena

Aeee, The Gathering marcando presença de novo \o/

Só fui reparar na beleza e na profundidade dessa música recentemente. Ela, diferente de tudo que eu já tenha visto, é uma música densa, mas que não é pesada. É densa, mas não é poluída, não é barulhenta nem exagerada. É meio intrigante, enigmática. A letra é o que acho mais legal. Embora não faça muito sentido, me parece falar de uma garota (a Jelena no caso (lê-se "ielena")) doente e que está à beira da morte. Imagino câncer, ou AIDS, mas não consigo captar exatamente a essência da história. Confiram.


Sarah Brightman - Only an Ocean Away

Essa faixa é uma das que mais me emociona. Essa é pelo exato conjunto da obra. A interpretação da Sarah é perfeita, o instrumental é lindo, a orquestra é perfeita, a letra é linda, tudo contribui. Não tenho nem muito o que falar *-*


Theatre of Tragedy - Poppaea

Acho que não existe UM fã de ToT que não goste dessa música.

O álbum dessa faixa, Aegis, é todo feito sob estrutura simples. Ele é um Doom Metal que não tem nenhuma baianagem, tudo muito simples, mas extremamente bem feito. E a simplicidade dessa faixa em especial é que me encanta. A letra não faz o mínimo sentido e o instrumental, como já disse, não tem nada de especial. Mas esse é o dueto mais perfeito da Liv Kristine com o Raymond. Acho que em nenhuma outra faixa do ToT a voz deles "casa" tão bem quanto nessa.


Lacuna Coil - Stars

Essa música é a única que eu conheço que fala de amizade e solidão, coisas relativamente opostas, ao mesmo tempo. E quem compôs essa letra fê-la com maestria. Cristina, que não é das minhas vocais favoritas, dá uma interpretação muito bonita e as guitarras combinam perfeitamente com o vocal dela nessa faixa. 5 estrelas.


E lá se foi mais um post inútil *-*

1bj a todos -n

(post criado, como sempre, sob a divina inspiração de Josy Couto)

3 Comments:

Lauro said...

Bem que esse top10 podia ser uma coisa simbolica... 10 videos pesa a página >.<

Marli é tudo! Quem fala mal dele tem que apanhar de remo!

Anônimo said...

Oi, Natan, adorei o top 10, praticamente adoro todas as músicas que vc citou, e as que eu não conheci e escutei me agradaram bastante *-*
Beeeijos!

wedla said...

Jelena é uma música onde a Anneke faz uma homenagem a uma amiga que se suicidou. É uma das minhas preferidas também. Esse top 10 tem umas coisinhas bem parecidas com que eu gostava há algum tempo. Meu top 10 mudou bastante desde então... :P

Postar um comentário

Comenta aí \2ok