Homofóbico ou mal-interpretado?

Nunca fui muito fã de BBB. Mas, esse ano, pelo fato de haver três homossexuais assumidos na casa, resolvi acompanhar a edição. No começo, nada demais, como sempre, mas então ressurgiu das cinzas Marcelo Dourado, que, recentemente, vem sendo "vítima" de uma série de acusações e represália da ala GLBTT por algumas atitudes e comentários. E é por isso que estou escrevendo esse texto hoje.

Estive lendo em vários blogs GLS e até no Orkut, que muitos fazem comentários diversos sobre ele. Praticamente todos os comentários o acusam de ser homofóbico. Mas poucos são os que refutam essa afirmativa. Algumas pessoas o adoram não sei por que motivo e até o "endeuzam" de certa forma. Algumas comunidades e alguns perfis no Twitter, como o @douradofacts e até mesmo a galera de alguns sites mais famosos dão total apoio a ele. Não sou um "douradete" (ok, sou um pouco), mas tenho certa simpatia por ele. Mas não é esse o intuito do post de hoje, então vamos ao que interessa.

O que mais me chamou a atenção, de modo geral, é, de fato, a máxima de que ele é um homofóbico extremamente ignorante e preconceituoso. Mas... será que ele é, mesmo, homofóbico ou está tendo seus atos e palavras mal-interpretados? Vejamos.

Uma coisa é fato: essa é a edição mais liberal do BBB, com três homossexuais assumidos e uma leva de simpatizantes. Eu, particularmente, não achei isso legal. Achei bastante apelativo da parte da Globo, que já não é lá grandes coisa, usar desse "tema" pra ganhar audiência. Mas isso também não vem ao caso, o que quero comentar é a richa entre Dourado e Angélica, a participante homossexual assumida.

Eles vêm se desentendendo há algum tempo, mas de uns dias pra cá a coisa ficou feia, depois que a Angélica fez um certo "leva-e-traz" de uma conversa que eles tiveram e o Dourado ficou MUITO puto. Em discussão com outros brotheres, ele afirmou:

Ela foi covarde porque ela é mulher. Primeiro, porque ela sabe que eu não bato em mulher. Segundo, porque ela sabe que eu não posso agredir ninguém aqui no programa porque eu sou expulso. Mas a maneira como ela foi batendo no peito e apontando o dedo pra mim era pra mim ter quebrado o dedo dela e ter dado um monte de porrada e ter deixado ela desmaiada no hospital.

Eu concordo com ele. A Angélica foi covarde fazendo isso. Conhecendo o temperamento forte de uma pessoa, numa discussão no nível da que eles tiveram, ela ter uma atitude tão "macha" dessas sabendo que ele não poderia fazer NADA, se não foi covarde, foi, no mínimo, baixo.

Mas o ponto interessante disso tudo é que, segundo todos os textos que li a esse respeito, dizer que quebraria os dedos da Angélica e que bateria nela foi algo muito homofóbico. E eu pergunto: se qualquer pessoa na casa, homem ou mulher, tivesse tido essa discussão com o Dourado e ele tivesse dito essas mesmas palavras, o que é que teriam dito? "Ah, ele tava nervoso, a gente tem que entender". Se fosse uma mulher, "Nossa, será que ele bateria mesmo numa mulher?". Mas só porque foi com a lésbica da casa: "ELE É UM HOMOFÓBICO!!".

Algum tempo depois, não sei exatamente quanto, ele disse "A Angélica é a única pessoa da casa de quem eu tenho nojo".

Também utilizaram isso como argumento contra ele. Leram isso na manchete do site e pronto, fizeram o alarde, mas aposto que poucos foram os que assistiram o vídeo e viram que, em seguida, ele continua dizendo que o que o enoja são as atitudes dela. Mas os militantes GLBTT usaram isso pra dizer "Ele tem nojo porque ela é lésbica e ele é um homofóbico!".

Não estou dizendo isso sem ter conhecimento de causa. Eu assisto o pay per view todos os dias e vejo as atitudes dele e dela. Não estou defendendo nenhum dos dois, mas me revolta um pouco essa questão de pegarem tudo que ele diz e usarem contra ele mesmo.

Outra coisa que foi citada em alguns lugares, a frase célebre que ele citou: só se pega AIDS em relações homossexuais.

Sabadinaram-no por conta disso. "Onde já se viu tamanha ignorância?". Concordo. Onde já se viu? Eu já vi em muitos lugares, mas isso não determina que uma pessoa é homofóbica. Isso determina apenas que ela é ignorante e solta asneiras como essa por pura falta de informação. Quem assiste o programa percebe que ele não tem lá um QI e um conhecimento muito altos, então pode-se, mesmo, esperar algumas frases absurdas como essa que ele disse.

Por outro lado, quem acompanha o programa desde o princípio, sabe que ele teve um começo de amizade muito interessante com o Dicésar. Quem acompanhava pelo pay per view, via que eles tinham um "papo cabeça". Em certo dia, quando o Dourado ainda estava meio deslocado, o Dicésar o aconselhou e ele, em desabafo, disse: "A gente é diferente, mas você, pelo menos, me dá espaço pra falar". Não lembro se foram exatamente essas palavras, mas o contexto era esse. Agora pensem comigo: que pessoa homofóbica diz isso? Aliás, que pessoa homofóbica se abre com um homossexual assumido? Mais ainda, que pessoa homofóbica sequer chega perto de um gay?

Pra vocês verem o quanto as coisas são usadas de forma a manipular, ontem, ou hoje, não sei, o Dicésar disse que tem nojo de filmes heteros. Isso não seria uma heterofobia? E se fosse o Dourado que tivesse dito que tem nojo de filmes gays? HOMOFOBIA! Mas não. Foi UM GAY que disse que tem nojo de filmes heteros, então ele está no direito dele.

Eu costumo dividir as pessoas em cinco grupos:

- Gays
- Bons heteros
- Heteros
- Maus heteros
- Homofóbicos

Gays são gays, simplesmente. Bons heteros são pessoas genuinamente heterossexuais, mas que mantêm um bom relacionamento com pessoas homossexuais. Heteros heteros são indiferentes, do tipo "não cheira nem fede". Os maus heteros são as pessoas que seguem a Filosofia do "Nada contra, desde que esteja longe de mim", e os homofóbicos... bem, homofóbicos são homofóbicos.

Mas me parece que a maioria das pessoas não distingue os dois últimos grupos.

Eu, particularmente, conheço pessoas dos cinco grupos. Os maus heteros são pessoas que não tiveram o hábito ou a oportunidade de conviver com pessoas com qualquer tendência homossexual e, por isso, não entendem/compreendem certos aspectos da homossexualidade e acabam a vendo como um risco em potencial. Esse é o caso do Dourado.

Pensemos imparcialmente: imagine uma pessoa visivelmente ignorante, como o Dourado, confinado numa casa com três pessoas homossexuais. Ele não tem pra onde correr e é natural que ele se sinta ligeiramente ameaçado por esses participantes, pois todo mundo está cansado de saber que existem gays completamente nonsense, que não têm limites e que saem atirando pra todos os lados, como se diz. Certo, o Serginho e o Dicésar são totalmente respeitosos e mantiveram a linha durante todo o tempo.

E o Dourado se mostrou homofóbico com eles em algum momento? Os agrediu verbalmente de alguma forma? Chamou-os de "viadinhos", "maricas", "baitolas" e todos esses adjetivos que heteros e pseudo-heteros usam para nos atingir de alguma forma? Não. Muito pelo contrário. Como já foi supracitado, ele manteve um bom relacionamento com os dois durante todo o jogo. Por exemplo: anteontem, quando Angélica escolheu quem ficaria confinado com ela no Quarto Branco, ao se despedir dos brotheres, Dourado abraçou Cláudia E Serginho e ainda disse "Boa sorte". Que homofóbico na face da Terra abraça um gay tão espontaneamente como ele fez? "Ah mas ele diz que perde o apetite quando começam a falar de veadagem na mesa da cozinha! Isso é homofobia!!". Gente, pelo amor de Deus, na mesa, na hora do almoço, é hora de falar dessas coisas?

Não acredito que ele seja homofóbico. Pra mim, ele é apenas uma pessoa mal-instruída e um tanto ignorante que ainda tem muito a aprender sobre o universo gay, o que não quer dizer, em suma, que ele seja averso à homossexualidade, como os anti-Dourado têm dito veementemente.

O que vejo?

Vejo que a comunidade GLBTT está tão desesperada, tão carente de respeito, que vem se apegando a qualquer detalhe pra usar a seu favor e ir em busca de seus direitos, fazendo uma verdadeira tsunami numa xícara de café. Vejo que a comunidade GLBTT vem usando a própria homossexualidade como um escudo. Como dito no começo do post, se aquela discussão fosse com qualquer pessoa, seria apenas uma discussão entre duas pessoas. Mas como a dicussão foi com Angélica - a lésbica -, acabou se tornando uma discussão entre um homem e uma lésbica. E ela acaba ganhando vantagem nessa, porque tudo que ele disser vai ser usado contra ele, graças ao efeito do escudo: "Ela é lésbica, cuidado com o que você diz, senão vai ser chamado de homofóbico".

Não digo que apoio as atitudes ignorante do Dourado, mas também acho um absurdo dizer que ele é homofóbico. Esse texto não é pró-Dourado nem anti-Angélica, é só um relato da minha opinião sobre algo que venho presenciando.

É por essas e por outras que eu digo: se a comunidade GAY quer respeito, podem começar parando de se fazerem de coitados-socialmente-inferiorizados e começar a lidar com as coisas de igual para igual, afinal, não é isso que buscamos? IGUALDADE?

Até mais.

6 Comments:

Lauro said...

"Gente, pelo amor de Deus, na mesa, na hora do almoço, é hora de falar dessas coisas?"

Ah, eu acho super bacana comentar sobre Two Girls One Cup durante as refeições... principalmente se o prato for feijoada ou um sorvetinho de chocolate, sabe, aquele copo recheado transparente com uma calda lambusando o copo e uns granulados em cima.

E eu discordo que o Dourado seja desintruindo assim. Ele estudou e também já viajou pro exterior aonde viveu por um bom tempo é bilingue e tudo o mais. É como C.S. Lewis diz em O Sobrinho do Mago: "Quando a gente quer se fazer de bobo quase sempre consegue".

Lauro said...

Que vergonha meus erros de digitação >.<

Natan said...

"Ah, eu acho super bacana comentar sobre Two Girls One Cup durante as refeições... principalmente se o prato for feijoada ou um sorvetinho de chocolate, sabe, aquele copo recheado transparente com uma calda lambusando o copo e uns granulados em cima".

--

HAUHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAH, #MORRI

Mas eu não disse que ele é desinstruído, disse que é ignorante. É diferente.

wedla said...

Olha, Natan, você argumentou adequadamente, entretanto, isso é um jogo! Logo, você mente, você manipula, você finge all the time.

Eu vi o vídeo dos meninos dançando a música da GaGa com o Serginho, e todo mundo viu o quanto o Dourado tava menosprezando aquilo, com aquela cara de quem comeu e não gostou, quase nojo. E ele não estava participando. PQP, aquilo foi engraçado o/ Era só rir daquilo, não precisa fechar a cara e/ou ir lá dançar também.

Se a Angélica errou ou não, eu não sei, porque não acompanho, entretanto Dourado já teve sim lapsos homofóbicos bem contidos. Ele só não assume isso, porque, provavelmente, você faz qualquer coisa por um milhão e meio de reais e ele tá jogando.

:*

Natan said...

Concordo. Mas julgar e condenar alguém por conta de um, ou uns, "lapsos", como estão fazendo, já é demais. E todos nós, em alguma hora ou outra, temos um lapso homofóbico. Até eu tenho!

Quanto a ele ser falso, eu não sei, não sou ele e não sou Deus, ao passo que também não sou ninguém pra julgá-lo. Mas, se vc reparar, ele é um dos poucos ali que não faz média e não puxa o saco de NINGUÉM, o que, pra mim, passa longe de falsidade.

Lucas said...

Eu ainda acho ele um koo!
Ele faz cada cara quando alguem fala de viadagem. Vide o comentário do bial sobre ele e o dicesar serem pessoas que brigam e depois voltam a se falar. Ele fez uma cara de tiop: "Ahh, eu mereço. Puta que pariu hein?"
Agora você deveria postar algo sobre a homusexualidade secreta do cadu =P

E eu também acho muito digno comentar sobre Two Girls One Cup durante as refeições...

Postar um comentário

Comenta aí \2ok