Theatre of Tragedy - Forever Is the World [2.0]

Ok, passado o momento tr00 "I want Liv Kristine back NOW", fiz outra review mais imparcial (né, Wedla?) do Forever Is the World.
Então let's go again:


Hide and Seek: Senti algo meio "Cassandra" na intro dessa música. Não sei se é o climão ou as notas que usaram pra fazê-la, ou o suspense ou sei lá o que, mas me lembrou Cassandra. E Cassandra é uma boa música. Depois da intro de suspense, já entra o Raymond ahazzando nos guturais, o que achei muito interessante. No refrão entra a Nell, que está incontestavelmente melhor do que no Storm. Pra mim esse é um dos melhores refrões de todo o álbum, e olha que nem o acho catchy. Algo nessa faixa me lembra o homônimo, acho que são as guitarras. Apesar de a faixa ser um pouco linear demais, manter o mesmo ritmo/padrão o tempo todo, é uma boa música pra abrir o álbum.

A Nine Days Wonder: As guitarras da intro e de algumas partes da música me lembram "Open Ground", do Tristania. A pós-intro me lembra MUITO "Decode", do Paramore. E quando a Nell começa a cantar, volta a me lembrar Open Ground. Em alguns trechos da música, a voz da Nell é meio irritante, ou meio forçada, ou as duas coisas. É, essa não é a melhor performance da Nell no álbum, mas o instrumental da faixa é realmente muito bom, tem uns strings bem colocados. E a segunda metade da segunda metade da música realmente me lembra "Happy Christmas (War Ir Over)". Acho que deveria ter tido uma contribuição do Raymond nessa faixa, já que ela toda é cantada apenas pela Nell.

Revolution: Não gostei muito dessa. A sequência de notas da introdução não me agradou, o modo com a Nell entra cantando não me agradou... Depois as trocas de acordes não me agradaram, o ritmo da música não me agradou. Na metade da música tem um one-woman-duet da Nell com ela mesma que acho interessante. E depois tem um "Heal me" que eu achei legal, que foi quando achei que a música fosse dar uma engrenada, mas não, só no final é que tem uma conclusão interessante. A letra que não sei se vai agradar, porque não vi ainda, no mais, é uma faixa média.

Transition: O teclado da introdução me lembra os teclados do Storm, principalmente em "Ashes and Dreams". E também tem uns efeitos meio "Fade", na voz e no instrumento, que achei interessante. Não sei se é porque gosto muito² de Fade, mas achei isso positivo. Acho que essa é minha música preferida; me parece que colocaram nela o que há de bom e interessante no Storm, com algumas melhoras. E também há variações legais na melodia, da metade em diante. No final tem um encerramento meio Musique/Assembly que eu gostei bastante.

Hollow: Essa talvez seja minha segunda preferida. A introdução me lembra "Masquerader & Phoenix". Gosto do ritmo da bateria dessa música, deixa ela empolgante, mesmo que a música comece calma. E a Nell passa bastante feeling nessa faixa. Depois do "I turn away, it never gets back" a música dá uma acelerada que fica equiparável com a empolgação que a bateria passa, mas logo depois a música volta a acalmar. Gostei dos teclados; achei bem encaixados. Uma coisa que não me agradou nessa faixa foi a quebra brusca entre o reacalmar-acelerar. Depois do segundo refrão entra o Ray com seu gutural perfeito, que dá um up super válido na música. Não gostei muito da parte que sucede o gutural. Tem um instrumental longo que se estende até o final da música, que achei meio desnecessário. E os teclados que aí aparecem também me soaram Stormish, mas nada que prejudique a música.

Astray: Achei essa música a mais Musique de todo o álbum. Não gosto muito da voz falada do Ray, ainda mais sem efeito, como nessa faixa. A participação da Nell nessa música não me agradou. Se essa música fosse toda do Raymond, sem participação da Nell, eu talvez a achasse mais interessante. E o excesso de repetições de versos deixaram a música um pouco cansativa, e o encerramento à lá "City of Light" me fez gostar ainda menos da faixa.

Frozen: Essa música é foda. Não chega a ser minha preferida, mas ela é muito foda. E olha que eu não costumo falar "foda". Tenho a impressão de que a Nell deu seu máximo nessa faixa, porque ela está simplesmente IN-CRÍVEL. Depois entra o gutural do Raymond, dando o toque Velvet Darkness na música, que pra mim é a segunda mais Aegis do álbum. Além de um grande feeling, tem algo de muito nostálgico nessa faixa. E o dueto Nell-Raymond na segunda metade da segunda metade da música é muito interessante. Essa, pra mim, é a música mais cheia de personalidade do álbum.

Illusions: Vejo algo meio country nessa música. Ou country, ou gospel, ou as duas coisas, não sei. Mas quando ouço, imagino montanhas e frio. E também algo de esperança, não sei explicar. E a voz falada do Raymond, que nunca me impressionou tanto, coube direitinho nessa faixa. Gostei da acelerada na segunda metade da música; muito digna, mas depois entra o Raymond novamente, mas nessa parte eu já não achei tão legal. Sinto uma vibe Velvet Darkness, principalmente "Der Tanz Der Schatten" nessa faixa. E ainda não entendo o "eletric blue" que é repetido em alguns trechos da música.

Deadland: Pra mim essa faixa é resquício do Storm. Não é ruim, não, mas seria mais coesa se estivesse no Storm. Em algumas partes me parece "Begin and End", em outras, "Silence", e, em poucas. "Ashes and Dreams". Mas também, já que a proposta da banda era fazer um mix de TODOS os álbuns, não há nada de mau em colocar uma pitada de Storm nele, né? A acho animada. O teclado do final talvez seja o teclado mais "Storm" do álbum, junto com o de Transition.

Forever Is the World: A introdução é linda, tem um teclado muito bonito. A Nell tá ótima nessa faixa, também, como na maioria das outras. Mas tem uns "ahhh ahhh" que simplesmente MATAM a música. Apesar dos gemidos desnecessários, a música é uma bela baladenha. Nada extremamente depressivo, mas uma música bem calma, perfeita pra encerrar o álbum. E eu A-MEI a parte em que diz "Only man ends, but forever is the world". Esse verso é, pra mim, o melhor de todo o álbum; salva os gemidinhos da música lindamente.

CONCLUSÃO:
Até que os três anos de espera foram bem recompensados. Esse álbum compensa perfeitamente todas as falhas do Storm, tanto no vocal quanto no instrumental. A melhora da Nell tecnicamente falando é gritante e a evolução de um álbum para o outro também. Dizer que o álbum é totalmente Stormish é tr00zisse (sim, eu disse isso u_u (e mudar de opinião é digno dos sábios xD)). Forever Is the World, apesar de, na minha humilde opinião, ainda não ser tão genial quanto os outros clássicos da banda, é um ótimo sucessor do Storm, que não atingiu nem ultrapassou a expectativa de alguns fãs (como eu xD). Nesse álbum a banda conseguiu reunir com maestria elementos dos álbuns anteriores, fazendo do FItW um trabalho "worth the price".

AVALIAÇÃO FINAL:
9,0 pontos

TOP 5:

1. Transition
2. Hollow
3. Frozen
4. Forever Is the World
5. Hide and Seek

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